O que o Dermatologista trata?

O dermatologista trata de todas as doenças que acometem a pele, a mucosa, o cabelo e as unhas e atua preventivamente cuidando do seu bem-estar, promovendo uma pele saudável e jovem.

A Pele

A pele é o maior órgão do corpo, ela reveste todo o nosso corpo protegendo-o contra as agressões externas. Ela forma uma capa de proteção contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e fatores ambientais, como o sol.

A pele é formada por três camadas bem unidas entre si. São elas: epiderme, derme e hipoderme. A epiderme é a camada mais externa da pele (aquela que você pode ver) e sua principal função é formar uma barreira protetora do corpo, dificultando a saída de água do organismo e a entrada de substâncias e de micróbios. Em seguida vem a derme, formada por fibras e por grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas. A hipoderme é a camada mais profunda da pele, formada basicamente por células de gordura; sua função é manter a temperatura do corpo e acumular energia para o desempenho das funções biológicas.

Mesmo com toda esta proteção, a pele é permeável e absorve substâncias, portanto cuidado com o que se usa nela! Principalmente na criança e no idoso, pois a sua pele é mais fina e tem maior capacidade de absorção.
A cor da pele é conferida por um pigmento chamado melanina, que em maior ou menor quantidade determina a variação da pele branca a negra.

Esse pigmento ajuda na proteção ao sol, assim a pele clara é mais desprotegida e tem maior risco de queimaduras por ter menor concentração de melanina. Esses pigmentos estão na pele, no cabelo e nos olhos. Com o passar dos anos, o organismo diminui a produção de melanina e surgem então os cabelos brancos!

Para os brasileiros, pele bronzeada é sinônimo de beleza e saúde. No entanto, a exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à pele, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil – o câncer de pele.